Aqui fica uma pequena ajuda para quem quiser começar a fazer a sua árvore genealógica.
Em primeiro lugar deve falar com as pessoas da sua família e recolher o máximo de informações, histórias, fotografias...
Depois deve começar por pedir uma certidão de nascimento não autenticada (fotocópia simples 0,50€) do pai e da mãe, na respectiva Conservatória do Registo Civil. Com estas certidões, vai ficar a saber o nome e a naturalidade dos avós e dos bisavós (ou seja tem elementos até à 4.ª geração).
Seguidamente deve pedir as certidões de nascimento dos avós (fotocópias simples), ainda nas respectivas Conservatórias do Registo Civil. Com estas certidões vai confirmar os dados que já tinha, mais a data de nascimento dos avós. Para procurar estas certidões é necessário saber uma data de nascimento aproximada. Caso não saiba, deve recuar entre 20 e 30 anos da data de nascimento dos pais. Também podem solicitar as certidões de casamento. Com estas certidões vai ficar a saber o nome e a naturalidade dos bisavós e trisavós. (ou seja tem elementos até à 5.ª geração).
Caso pretenda continuar, dependendo das datas de nascimento dos bisavós, deve procurar ou nas Conservatórias (dados posteriores a mais ou menos 1910) ou nos Arquivos Distritais (dados anteriores a mais ou menos 1910).
Para melhor organizar a sua árvore genealógica, deve utilizar um software específico. Existem alguns muito bons mas que são a pagar. Outros são gratuitos e possibilitam a criação de uma página na internet, como por exemplo o myheritage ou o paf. A consulta de alguns sites também pode ajudar, como por exemplo o Genea, o FamilySearch, o MyHeritage ou o MeusParentes.
Agora mão à obra e vamos construir a árvore.
1 comentários :
Informação muito simples e útil
Enviar um comentário