NOTA EXPLICATIVA

O objectivo deste Blogue é encontrar descendentes e ascendentes da Família Coelho Magno.

Só pela divulgação e trocas de dados é que se consegue evoluir a pesquisa.

Caso alguém tenha aqui o seu nome ou conheça alguém que aqui tenha o nome, agradecia que me enviasse um mail ( magno.jc@gmail.com ) ou facebook. Também gostaria de saber a vossa opinião sobre o Blogue.

Caso alguém tenha ou possua outros elementos, queira corrigir dados, enviar fotos, todos estes pequeninos contributos serão bem vindos.

Podem comentar as várias postagens.

Caso algum familiar não queira aqui ver algum tipo de dado ou foto, deve comunicar para o seguinte mail magno.jc@gmail.com


Por onde começar ...

Aqui fica uma pequena ajuda para quem quiser começar a fazer a sua árvore genealógica.

Em primeiro lugar deve falar com as pessoas da sua família e recolher o máximo de informações, histórias, fotografias...

Depois deve começar por pedir uma certidão de nascimento não autenticada (fotocópia simples 0,50€) do pai e da mãe, na respectiva Conservatória do Registo Civil. Com estas certidões, vai ficar a saber o nome e a naturalidade dos avós e dos bisavós (ou seja tem elementos até à 4.ª geração).

Seguidamente deve pedir as certidões de nascimento dos avós (fotocópias simples), ainda nas respectivas Conservatórias do Registo Civil. Com estas certidões vai confirmar os dados que já tinha, mais a data de nascimento dos avós. Para procurar estas certidões é necessário saber uma data de nascimento aproximada. Caso não saiba, deve recuar entre 20 e 30 anos da data de nascimento dos pais. Também podem solicitar as certidões de casamento. Com estas certidões vai ficar a saber o nome e a naturalidade dos bisavós e trisavós. (ou seja tem elementos até à 5.ª geração).

Caso pretenda continuar, dependendo das datas de nascimento dos bisavós, deve procurar ou nas Conservatórias (dados posteriores a mais ou menos 1910) ou nos Arquivos Distritais (dados anteriores a mais ou menos 1910).

Para melhor organizar a sua árvore genealógica, deve utilizar um software específico. Existem alguns muito bons mas que são a pagar. Outros são gratuitos e possibilitam a criação de uma página na internet, como por exemplo o myheritage ou o paf. A consulta de alguns sites também pode ajudar, como por exemplo o Genea, o FamilySearch, o MyHeritage ou o MeusParentes.
Agora mão à obra e vamos construir a árvore.

1 comentários :

Anónimo disse...

Informação muito simples e útil