NOTA EXPLICATIVA

O objectivo deste Blogue é encontrar descendentes e ascendentes da Família Coelho Magno.

Só pela divulgação e trocas de dados é que se consegue evoluir a pesquisa.

Caso alguém tenha aqui o seu nome ou conheça alguém que aqui tenha o nome, agradecia que me enviasse um mail ( magno.jc@gmail.com ) ou facebook. Também gostaria de saber a vossa opinião sobre o Blogue.

Caso alguém tenha ou possua outros elementos, queira corrigir dados, enviar fotos, todos estes pequeninos contributos serão bem vindos.

Podem comentar as várias postagens.

Caso algum familiar não queira aqui ver algum tipo de dado ou foto, deve comunicar para o seguinte mail magno.jc@gmail.com


1.ª Guerra Mundial

No site do Arquivo Digital do Ministério das Finanças encontram-se disponíveis dois cadernos com a Relação nominal dos Soldados portugueses mortos na 1.ª Guerra Mundial. Nestes dois cadernos constam as pensões de sangue a pagar aos herdeiros dos soldados mortos na 1.ª Grande Guerra.

Em 20-11-1919 foi solicitada a pensão de preço de sangue de António Rodrigues Machado, pelos seus pais, Francisco Rodrigues Machado e Bárbara de Jesus. Consta como nota que António Rodrigues Machado tinha como profissão soldado com o n.º 389 da 2.ª Companhia de Infantaria 14, natural de Viseu e que o motivo da Morte tinha sido ferimentos recebidos em combate, tendo feito parte do Corpo Expedicionário Português, tendo falecido em França e sepultado no cemitério de La Gorgue.
No mesmo registo verifica-se que a pensão terminou de ser paga em 30-03-1931, que coincide com a morte de Francisco Rodrigues Machado (11-02-1931).  (ver fonte)

No segundo caderno podemos verificar que o valor atribuído pela morte de um filho na 1.ª Guerra Mundial era de 94$80 e foi atribuída aos pais que tinham a idade de 54 anos o pai e 51 anos a mãe, em 10-09-1917, data do falecimento do filho.

  

0 comentários :