NOTA EXPLICATIVA

O objectivo deste Blogue é encontrar descendentes e ascendentes da Família Coelho Magno.

Só pela divulgação e trocas de dados é que se consegue evoluir a pesquisa.

Caso alguém tenha aqui o seu nome ou conheça alguém que aqui tenha o nome, agradecia que me enviasse um mail ( magno.jc@gmail.com ) ou facebook. Também gostaria de saber a vossa opinião sobre o Blogue.

Caso alguém tenha ou possua outros elementos, queira corrigir dados, enviar fotos, todos estes pequeninos contributos serão bem vindos.

Podem comentar as várias postagens.

Caso algum familiar não queira aqui ver algum tipo de dado ou foto, deve comunicar para o seguinte mail magno.jc@gmail.com


Expostos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Antes de mais aproveito para dar os parabéns à Santa Casa da Misericórdia pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo dos séculos no apoio aos mais vulneráveis, de entre os quais constam muitos dos nossos antepassados.

>
Nesse sentido e tendo tido conhecimento do espólio do Arquivo da Santa Casa da Misericórdia, solicitei informações à SCML sobre estes meus antepassados.

Dois desses antepassados são:

Placídio (4.º avô do Ricardo e Catarina);
1 – Livro Matrículas Varões n.º 95 de 1864 n.º 824 – folhas 275. Foi baptizado a 2 fevereiro 1864 – n.º 248 – folhas 42 do Livro de Entradas/Baptismo de 1864.

2 – No Livro 18 de Vestir – folhas 18; 
a) Aos 3 fevereiro 1864 se entregou o exposto supra a Maria Martinha cc António Francisco Rosa, trabalhador, morador nos Casais dos Claros, freguesia de São Paulo de Amor, Concelho de Leiria.
b) Transferido a 26 novembro 1864 para Josefa Paula cc Joaquim Martinho trabalhador morador no lugar da Bocinheira, freguesia de São Paulo de Amor, Concelho de Leiria.
c) Transferido a 24 fevereiro 1865 para Maria Joaquina viúva moradora no lugar dos Pretos, freguesia de Nossa Senhora da Luz da Matriz do Concelho de Leiria.
d) Transferido a 18 março 1867 para Francisca de Jesus cc Manuel Francisco, trabalhador, natural de Codiceira, Santa Catarina da Azoia - Leiria.







Clementina (4.º avó do Ricardo e Catarina);
1 – Livro Matrículas Fêmeas n.º 75 de 1861 n.º 1041 – folhas 331. Foi baptizada a 8 abril 1861- n.º 820 a folhas 142 – verso do Livro de Entradas/Baptismos de 1861.

2 – No Livro 31 de Vestir – folhas 72 verso; 
a) Aos 8 abril 1861 se entregou a dita exposta a Joaquina Ascenso casada com José de Mattos Ferreira, serrador, morador nos Casais Garridos, freguesia de São Miguel do Juncal – Concelho de Porto-de-Mós.
b) Transferida em 9 julho 1865 para Maria Ginja cc Gabriel de Carvalho, carpinteiro, moradores nos Casais de Além, freguesia de São João Baptista, Concelho de Porto de Mós.






1.ª Guerra Mundial

No site do Arquivo Digital do Ministério das Finanças encontram-se disponíveis dois cadernos com a Relação nominal dos Soldados portugueses mortos na 1.ª Guerra Mundial. Nestes dois cadernos constam as pensões de sangue a pagar aos herdeiros dos soldados mortos na 1.ª Grande Guerra.

Em 20-11-1919 foi solicitada a pensão de preço de sangue de António Rodrigues Machado, pelos seus pais, Francisco Rodrigues Machado e Bárbara de Jesus. Consta como nota que António Rodrigues Machado tinha como profissão soldado com o n.º 389 da 2.ª Companhia de Infantaria 14, natural de Viseu e que o motivo da Morte tinha sido ferimentos recebidos em combate, tendo feito parte do Corpo Expedicionário Português, tendo falecido em França e sepultado no cemitério de La Gorgue.
No mesmo registo verifica-se que a pensão terminou de ser paga em 30-03-1931, que coincide com a morte de Francisco Rodrigues Machado (11-02-1931).  (ver fonte)

No segundo caderno podemos verificar que o valor atribuído pela morte de um filho na 1.ª Guerra Mundial era de 94$80 e foi atribuída aos pais que tinham a idade de 54 anos o pai e 51 anos a mãe, em 10-09-1917, data do falecimento do filho.

  

Sepultura António Rodrigues Machado - Cemitério em Richebourg

Aproximam-se as comemorações da 1.ª Guerra Mundial (1914-1918). E também neste grande e triste evento a família Coelho esteve presente. Foi em 10 de setembro de 1917 que o irmão do avô Manuel Rodrigues Machado, António Rodrigues Machado (nosso tio-avô) nascido em 22 de junho de 1893 em Nespereira, Mundão, Viseu faleceu por terras de França. Até ontem só sabia que o soldado era identificado pela placa 15806 e pertencia à Infantaria 14 (Viseu) e se encontrava sepultado no cemitério em Richebourg, França, na campa C-2-2. Recebi fotos da sua campa que aqui partilho com todos. Espero que fiquem emocionados como eu fiquei ao receber esta preciosidade, e logo nesta altura de dor que a família passa ... Simples coincidências!? 









Ver publicação anterior
Eternamente agradecido pelas fotos ao Afonso Da Silva Maïa.

Mariana

Registo de Baptismo de Mariana (8.º tia-avó dos meus filhos) que nasceu em 1675 filha de Antão de Campos Coelho e de Maria das Candeias.


Transcrição "Aos vinte e cinco dias de fevereiro de 1675 anos batizou o padre João Fernandes capelão desta Santa Sé a Mariana filha de Antão de Campos morador na sua Quinta de Gumirães e de Maria das Candeias, solteira moradora na rua Escura desta cidade. Foram padrinhos o padre António Dias desta cidade e Feliciana de Almada e por ser verdade fiz este era ut supra. O padre André João Fernandes."

Antão de Campos Coelho (9.º avô dos meus filhos) era filho de Francisco de Campos Coelho (10.º avô dos meus filhos) e de Maria Teixeira de Seixas e Azevedo. Deste Antão de Campos Coelho só apareciam dois filhos João de Campos Coelho Loureiro (8.º avô dos meus filhos) e o António (8.º tio-avô dos meus filhos), como se pode verificar no livro Ascendência Viseenses de Manuel Abranches de Soveral 


Cartão de Imigração de José Rodrigues Coelho

Cartão de Imigração de José Rodrigues Coelho nascido a 10-11-1930 filho de Manuel Rodrigues Machado e de Maria Guilhermina. Imigrou por volta de 1950 para o Brasil, tendo casado em 2-10-1952 com Inah Ribeiro, no Rio de Janeiro.
A ficha foi passada em 11-01-1952 com carácter permanente e inclui uma foto dele com apenas 22 anos, ainda solteiro e de profissão pedreiro. Consta ainda a sua assinatura. 
O documento sugere que o passaporte foi emitido em 13-10-1951.


Esta carta de imigração foi encontrada no site do Family Search.