NOTA EXPLICATIVA

O objectivo deste Blogue é encontrar descendentes e ascendentes da Família Coelho Magno.

Só pela divulgação e trocas de dados é que se consegue evoluir a pesquisa.

Caso alguém tenha aqui o seu nome ou conheça alguém que aqui tenha o nome, agradecia que me enviasse um mail ( magno.jc@gmail.com ) ou facebook. Também gostaria de saber a vossa opinião sobre o Blogue.

Caso alguém tenha ou possua outros elementos, queira corrigir dados, enviar fotos, todos estes pequeninos contributos serão bem vindos.

Podem comentar as várias postagens.

Caso algum familiar não queira aqui ver algum tipo de dado ou foto, deve comunicar para o seguinte mail magno.jc@gmail.com


Rosa Margarida de Campos Coelho - o elo de ligação

A ligação aos Coelhos de Campos, senhores de Nespereira, encontrada através da 6.ª avó (lado do meu sogro) / 7.ª avó (lado da minha sogra) dos meus filhos, Rosa de Campos e por sua vez a Egas Moniz, o aio e aos Reis de Leão, D. Raimundo II (lenda ligada ao brasão da cidade de Viseu).
.
1 - Francisco de Campos Coelho, nasceu cerca de 1603, fidalgo da Casa Real, foi capitão-mor de Viseu (1643) Lafões e Besteiros, serviu como capitão nas guerras da Restauração, onde faleceu em 1644, e foi cidadão nobre da governança de Viseu, sendo nomeadamente vereador do Senado da Câmara e capitão da Ordenança em 1642. Sucedeu a seu irmão como 10.º senhor de Nespereira e da vila de Gumirães, 2.º administrador do morgadio e capela de S. João Baptista e senhor da quinta da Negrosa. Teve alvará de confirmação de várias doações (Chancelaria de Dom João IV, 13, 131v.). Casou cerca de 1630 com D. Maria Teixeira de Seixas e Azevedo que faleceu cerca de 1649, referida em BARROS, já viúva do morgado de Oliveira de Frades Pedro Viçoso da Veiga e que em 1644 vivia viúva “ao fundo do Arco”.
..........1.1-Antão de Campos Coelho, sucessor, nasceu em Viseu. Teve filhos de Maria Lopes de Loureiro, “ a Candeias” , solteira, nasceu em Viseu, que no baptismo do filho António vem referida como Maria das Candeias.
....................1.1.1-(N) Dr. João de Campos Coelho de Loureiro, que foi juiz executor do almoxarifado de Viseu, onde nasceu e viveu Matriculou-se em Leis na UC em 1688, tirando o bacharelato a 15.7.1695 e a formatura a 24.7.1697. Teve dois filhos em Francisca de Almeida, solteira nasceu em Macieira (Sul), filha de António Francisco, de Covelinhos (S. Martinho dos Montes, Roriz), e de Francisca João, de Macieira.
..............................1.1.1.1-(N) Dr. João de Campos Coelho de Loureiro, nasceu em Viseu, familiar do Stº Ofício (8.1.1773), sendo solteiro, que faleceu em Torre de Moncorvo.
..............................1.1.1.2-(N) Rosa Margarida de Campos Coelho, que casou com Manuel Pereira,c.g.
....................1.1.2-(N) António, baptizado a 16.12.1676 em Viseu pelo capelão da Sé Manuel Coelho Pereira.

Fontes:
1 "Ascendências Visienses" - Manuel Abranches de Soveral

O facto mais relevante é que o elo de ligação que faltava não o encontrei no apelido Coelho (também poderá existir), mas no ramo ligado aos Rodrigues Machado ou Gomes de Azevedo (do meu sogro) e no ramo de Almeida Peixe (da minha sogra). A curiosidade é que os ramos da minha sogra Ana de Almeida Ferreira Coelho e do meu sogro Custódio Coelho Rodrigues cruzam-se nesta linhagem.

0 comentários :