A ligação aos Coelhos de Campos, senhores de Nespereira, encontrada através da 6.ª avó (lado do meu sogro) / 7.ª avó (lado da minha sogra) dos meus filhos, Rosa de Campos e por sua vez a Egas Moniz, o aio e aos Reis de Leão, D. Raimundo II (lenda ligada ao brasão da cidade de Viseu).
.
1 - Francisco de Campos Coelho, nasceu cerca de 1603, fidalgo da Casa Real, foi capitão-mor de Viseu (1643) Lafões e Besteiros, serviu como capitão nas guerras da Restauração, onde faleceu em 1644, e foi cidadão nobre da governança de Viseu, sendo nomeadamente vereador do Senado da Câmara e capitão da Ordenança em 1642. Sucedeu a seu irmão como 10.º senhor de Nespereira e da vila de Gumirães, 2.º administrador do morgadio e capela de S. João Baptista e senhor da quinta da Negrosa. Teve alvará de confirmação de várias doações (Chancelaria de Dom João IV, 13, 131v.). Casou cerca de 1630 com D. Maria Teixeira de Seixas e Azevedo que faleceu cerca de 1649, referida em BARROS, já viúva do morgado de Oliveira de Frades Pedro Viçoso da Veiga e que em 1644 vivia viúva “ao fundo do Arco”.
..........1.1-Antão de Campos Coelho, sucessor, nasceu em Viseu. Teve filhos de Maria Lopes de Loureiro, “ a Candeias” , solteira, nasceu em Viseu, que no baptismo do filho António vem referida como Maria das Candeias.
....................1.1.1-(N) Dr. João de Campos Coelho de Loureiro, que foi juiz executor do almoxarifado de Viseu, onde nasceu e viveu Matriculou-se em Leis na UC em 1688, tirando o bacharelato a 15.7.1695 e a formatura a 24.7.1697. Teve dois filhos em Francisca de Almeida, solteira nasceu em Macieira (Sul), filha de António Francisco, de Covelinhos (S. Martinho dos Montes, Roriz), e de Francisca João, de Macieira.
..............................1.1.1.1-(N) Dr. João de Campos Coelho de Loureiro, nasceu em Viseu, familiar do Stº Ofício (8.1.1773), sendo solteiro, que faleceu em Torre de Moncorvo.
..............................1.1.1.2-(N) Rosa Margarida de Campos Coelho, que casou com Manuel Pereira,c.g.
....................1.1.2-(N) António, baptizado a 16.12.1676 em Viseu pelo capelão da Sé Manuel Coelho Pereira.
Fontes:
1 "Ascendências Visienses" - Manuel Abranches de Soveral
O facto mais relevante é que o elo de ligação que faltava não o encontrei no apelido Coelho (também poderá existir), mas no ramo ligado aos Rodrigues Machado ou Gomes de Azevedo (do meu sogro) e no ramo de Almeida Peixe (da minha sogra). A curiosidade é que os ramos da minha sogra Ana de Almeida Ferreira Coelho e do meu sogro Custódio Coelho Rodrigues cruzam-se nesta linhagem.