NOTA EXPLICATIVA

O objectivo deste Blogue é encontrar descendentes e ascendentes da Família Coelho Magno.

Só pela divulgação e trocas de dados é que se consegue evoluir a pesquisa.

Caso alguém tenha aqui o seu nome ou conheça alguém que aqui tenha o nome, agradecia que me enviasse um mail ( magno.jc@gmail.com ) ou facebook. Também gostaria de saber a vossa opinião sobre o Blogue.

Caso alguém tenha ou possua outros elementos, queira corrigir dados, enviar fotos, todos estes pequeninos contributos serão bem vindos.

Podem comentar as várias postagens.

Caso algum familiar não queira aqui ver algum tipo de dado ou foto, deve comunicar para o seguinte mail magno.jc@gmail.com


Capela de Britamontes - 50 anos da Doação

13 de Maio 1959 - 13 de Maio 2009

A Capela de Britamontes vai comemorar 50 anos no 13 de Maio de 2009, data da sua doação à aldeia de Britamontes por parte dos Herdeiros de Luís Coelho e Emília da Purificação.
Assim será de louvar este acto e assinalar de forma justa este acontecimento. Assim aproveito desde já para prestar a minha homenagem aos herdeiros:
  • Maria dos Anjos - n. 19-11-1897 - 05-04-1973 - Não casou
  • Custódio Coelho - n. 29-02-1904 - 28-11-1968 - Teve 9 filhos
  • Maria Guilhermina - n. 07-02-1907 - 03-10-1985 - Teve 9 filhos
  • Maria do Céu - n. 30-11-1908 - 11-02-1994 - Teve 6 filhos
  • Maria do Carmo - n. 16-01-1918 - 23-12-1990 - Teve 6 filhos
Seria muito bom que todos os descendentes se juntassem para comemorar este dia em homenagem destes 5 familiares que contribuiram, sem qualquer interesse, para o bem estar desta aldeia de Britamontes.
Aproveito também para solicitar aos descendentes, que caso tenham em sua posse fotos da capela de Britamontes, desde a sua construção até aos dias de hoje, o favor de me enviarem cópias para aqui colocar.

Capela de Britamontes - Medalha

A comissão de mordomos de Britamontes decidiu e muito bem proceder à elaboração de uma medalha sobre a Capela de Britamontes.



A medalha tem de um lado a Santissima Trindade e do outro lado a imagem da Capela de Britamontes.
A criação desta medalha foi uma excelente ideia que resultou num belo exemplar. A todos os que dedicaram e dedicam o seu tempo a esta magnífica Capela, a família Coelho só pode agradecer.

José Rodrigues Coelho

A semana passada vi reconhecido o meu esforço na procura de familiares directos. Estou a falar das sobrinhas do meu sogro. O seu irmão José Rodrigues Coelho nascido em 10-11-1930 em Britamontes, por volta de 1950 foi para o Rio Janeiro, Brasil. Aí casou com Inah Ribeiro Coelho em 1952 e deste casamento nasceram 5 filhas (Maria de Fátima, Ana Guilhermina, Fernanda, Alcione Glória e Cecília). Viria a falecer em 1967 no Rio de Janeiro, Brasil.



A família em Portugal perdeu o contacto com as filhas de José Rodrigues Coelho, mas com as novas tecnologias e um pouco de sorte, uma das filhas de Cecília, a Tathiana encontrou este blogue e respondeu. Depois deste primeiro contacto foi muito fácil o encontro com o resto da família.

Assim, a família directa de Manuel Rodrigues Machado e de Maria Guilhermina ficou completa. Fiquei a saber que destas 5 primas em 1.º grau, a família ganhou mais 9 primos em 2.º grau e 4 primos em 3.º grau.

Lugares e Apelidos

A minha pesquisa de árvore genealógica passa essencialmente por três distritos, sendo eles Viseu (lado dos avós maternos do Ricardo), Leiria (lado do avô paterno do Ricardo) e Vila Real (lado da avó paterna do Ricardo).
  • Em Viseu a pesquisa centra-se na sua quase totalidade na freguesia de Mundão (até ao séc. XVI), Rio de Loba (Travassós de Cima e Travassós de Baixo) e na região do Sátão (antiga Vila de Igreja, no Ladário e Vila Cova).
  • Em Leiria a pesquisa centra-se por várias freguesias como Cortes, Barreira, Batalha, Reguengo do Fetal e Azoia. Nestas pesquisas os registos só são possíveis até cerca de 1810-1820 devido às Invasões Francesas que queimaram os registos existentes até à data.
  • Em Vila Real pesquiso principalmente aldeias da Cidade de Chaves como Travancas, Roriz, S. Vicente, Argemil, Águas Frias.
Relativamente aos apelidos que pesquiso nestas terras são os seguintes:
  • Na zona de Chaves - Aguieiras, Fernandes
  • Na zona de Leiria - Lopes, Oliveira, Carreira, Santos
  • Na zona de Viseu - Coelho, Rodrigues Machado, Gomes de Azevedo, Grilo, Peixe
Finalmente não podemos esquecer todos aqueles que tendo raízes nestas terras partiram para outros lugares na esperança de encontrarem uma vida melhor. Daí também dar muita importância ao Brasil.
Deste modo, se algum dos visitantes, ao pesquisar informação não a encontrar aqui pode sempre enviar-me um mail, pois tenho muitos registos sobre a freguesia de Mundão, Leiria, Azoia, Cortes e Barreira.