NOTA EXPLICATIVA

O objectivo deste Blogue é encontrar descendentes e ascendentes da Família Coelho Magno.

Só pela divulgação e trocas de dados é que se consegue evoluir a pesquisa.

Caso alguém tenha aqui o seu nome ou conheça alguém que aqui tenha o nome, agradecia que me enviasse um mail ( magno.jc@gmail.com ) ou facebook. Também gostaria de saber a vossa opinião sobre o Blogue.

Caso alguém tenha ou possua outros elementos, queira corrigir dados, enviar fotos, todos estes pequeninos contributos serão bem vindos.

Podem comentar as várias postagens.

Caso algum familiar não queira aqui ver algum tipo de dado ou foto, deve comunicar para o seguinte mail magno.jc@gmail.com


Inventários Orfanológicos

Na minha última deslocação ao Arquivo Distrital de Viseu resolvi efectuar um outro tipo de pesquisa. Decidi dar um descanso aos Registos Paroquiais (assentos de baptismo, casamento e óbito).
Decidi pesquisar os Registos de Partilhas de Bens, para ver que tipo de informações por lá encontraria. Mas com a ajuda da D. Helena (uma excelente e simpática funcionária do Arquivo), que me começou por perguntar se algum dos antepassados que queria pesquisar tinha deixado filhos menores. Como tinha certeza de pelo menos um deles (na certidão de óbito dizia: não testou e deixou filhos menores), logo se prontificou a me ajudar na busca de índices (listagem de nomes) e facilmente encontrou, o processo "Inventário Orphanológico" de Manuel Lopes Grilo (ver Tetravós - 6.ª Geração - F2) de 1888.
Seguidamente surge na minha mesa um maço de papéis, todos atados por um cordel. Mais uma vez com a preciosa ajuda da D. Helena, fiquei a saber o que de mais importante tinha aquele maço: o nome do(a) falecido(a), o nome da(o) esposa(o), o nome de todos os filhos com a idade; a referência ao conselho de família (gestores dos bens dos menores); os bens (móveis e reais) com a respectiva avaliação à data; os lotes descriminados que iriam ser sorteados; o respectivo sorteio; os editais publicados nos jornais da época (Diário do Governo).
Como se pode verificar muita informação válida. Senti-me recuar no passado.

A titulo de exemplo, aqui transcrevo algumas partes :
Bens Móveis
"Um tonél de pau de carvalho que levará 148,800 Lts de vinho ... 3,000"
"Uma dorna que levará 15 canastras ................................................. 2,250"
"Uma arca de pau de pinho 693,100 Lts ........................................... 600"
"Uma arca de pau de castanho 556,486 Lts ...................................... 2000"
"Uma enxada velha e uma sachola e 2 mais pequenas .................... 400"
"Um carro com os componentes aparelhos ........................................ 2000"

Bens Reais
"Uma casa telhada sobradada em Britamontes ... do nascente com o caminho, poente com José da Costa, norte com Bento Coelho e sul com o rio ... ........................70,000"

Os bens foram repartidos em A e B (os bens de A eram do falecido e os bens de B eram da viúva), sendo cada lote de aproximadamente 350,000 reis (moeda da altura - Moedas do reinado de D. Luís I (1861-1889) 1 Tostão - 100 Reis; 1 Coroa - 10,000 Reis). Uma pequena fortuna para a altura!!!
O lote A foi repartido pelos 5 filhos menores, cada lote com o valor aproximado de 70,000 reis.

Filhos
José Lopes Grilo - 17 anos - Lote E
Custódio Lopes Grilo - 15 anos - Lote D
Emília - 13 anos - Lote C
Amélia - 10 anos - Lote G
Felicidade - 5 anos - Lote F

Descrição do Lote C (pertença de Emília da Purificação (Trisavós - 5.ª Geração - F2))
Bens Móveis
"1/3 da verba n.º 1
1/5 da verba n.º 5
1/10 da verba n.º 8
1/5 da verba n.º 11 e 12
1/4 da verba n.º 15
1/5 da verba n.º 17" no valor de 69,200. Repõe a B 0,700.

Depois desta maravilha ... toca a procurar por mais Inventário Orfanológicos e rapidamente encontrei mais dois: Margarida de Jesus (Tetravós - 6.ª Geração - E2) de 1872 (filha Bárbara de Jesus (Trisavós - 5.ª Geração - E2)) e José de Almeida Peixe (Tetravós - 6.ª Geração - H1) de 1885 (filho António de Almeida Peixe (Trisavós - 5.ª Geração - H1)) .

0 comentários :