NOTA EXPLICATIVA

O objectivo deste Blogue é encontrar descendentes e ascendentes da Família Coelho Magno.

Só pela divulgação e trocas de dados é que se consegue evoluir a pesquisa.

Caso alguém tenha aqui o seu nome ou conheça alguém que aqui tenha o nome, agradecia que me enviasse um mail ( magno.jc@gmail.com ) ou facebook. Também gostaria de saber a vossa opinião sobre o Blogue.

Caso alguém tenha ou possua outros elementos, queira corrigir dados, enviar fotos, todos estes pequeninos contributos serão bem vindos.

Podem comentar as várias postagens.

Caso algum familiar não queira aqui ver algum tipo de dado ou foto, deve comunicar para o seguinte mail magno.jc@gmail.com


Igreja da Misericórdia de Viseu

Esta, para mim, é uma das maravilhas arquitectónicas da cidade de Viseu. É uma benção para a vista e para a alma.

Um dado interessante, relativamente a esta família, aparece no assento de baptismo de António Rodrigues Machado, avô paterno de Manuel Rodrigues Machado, sobre onde teriam casado os seus pais:
"... António ... filho legitimo de José Machado, natural de Vil de Moinhos, freguesia da Sé de Viseu e de sua mulher Ana de Almeida, natural do lugar de Nespereira, desta freguesia, assistentes e moradores no dito lugar de Nespereira e recebidos na Misericórdia de Viseu, por ela ser dotada da Santa ..."


No entanto ainda não encontrei o assento de Casamento de José Rodrigues Machado com Ana de Almeida, que deveria ter ocorrido antes do ano de 1820, uma vez que o primeiro filho registado nasce em 1821 em Nespereira.
Nos assentos de Casamento quer de Mundão, quer da Sé de Viseu (Ocidental e Oriental) não encontrei nada. Será que os casamentos realizados na Misericórdia de Viseu eram feitos em livro próprio?
E o que significa ser devota da Santa ... (ilegível)? E porque viria casar nesta Igreja, se por tradição o casamento deveria ter ocorrido em Mundão ?

A beleza da simetria perfeita.

A fachada central no seu expoente máximo.

O enquadramento da varanda e das janelas.

O trabalhado do granito e da madeira na porta principal.

A moldura em torno das janelas.


"A Igreja da Misericórdia de Viseu fica em frente da Sé de Viseu. Possui uma fachada rococó so século XVIII, e duas torres sineiras.
A Igreja da Misericórdia começou a ser edificada em 1775, sendo o mestre pedreiro António da Costa Faro o responsável pela obra e talvez também o autor do desenho da fachada, que apresenta muitas semelhanças com o da Igreja dos Terceiros (Viseu). O corpo central da fachada prolonga-se por mais dois corpos laterais, dando à igreja ares de solar, nos últimos dos quais assentam as torres de forma incaracterística.
A igreja tem três retábulos de estilo Neoclássico, no trono do retábulo-mor repousa a imagem da Nossa Senhora da Misericórdia.
Na igreja destaca-se: o grupo escultórico a Visitação, do escultor viseense José Monteiro Nelas (1875), e as telas Visitação e Nossa Senhora das Dores (1885), do pintor também da mesma cidade, António José Pereira (1821-1895).

Bibliografia
CORREIA, Alberto (1989) - Viseu, Editorial Presença, Lisboa"

Retirado da Wikipédia

0 comentários :